segunda-feira, 30 de junho de 2008

Planicie Costeira

Planicie Costeira
A Planície Costeira é uma extensa área de terras baixas e planas, situada ao longo do litoral, possuindo 620 km de comprimento e cerca de 100 km de largura. Sua formação remonta ao Cretáceo Inferior, época de abertura do Oceano Atlântico e nela encontra-se preservado o mais completo registro do Cenozóico dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.



Ilustração a partir de imagem da região dos Aparados da Serra onde se define a linha de cumeeira dos contrafortes e os Campos de Cima da Serra, os morros testemunhos deixados pelo processo de regressão da escarpa, e os sedimentos da planície costeira atapetando o fundo.













Paisagem típica da Planície Costeira no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.




Dois sistemas deposicionais são os responsáveis pela formação de todo o pacote sedimentar que constitui a Planície Costeira:
Sistema de Leques Aluviais - que cobre boa parte da região oeste da planície, próximo às terras altas representadas pelas litologias do embasamento cristalino. São formados por leques
proximais e distais ligados à erosão hídrica, sob clima semi-árido das unidades pré-cambrianas que predominavam nesta região.
Sistema de Laguna-Barreira - que ocupa a parte central e leste da planície, incluindo a atual linha de costa, sendo constituído por um conjunto de quatro ciclos transgresso-regressivos ocorridos durante o
Quaternário.

Nenhum comentário: